Orientações para a Recuperação e Consolidação das Aprendizagens ao Longo do Ano Letivo de 2020/2021
Este roteiro constitui-se como um apoio às escolas na planificação do ano letivo 2020/2021. O contexto de pandemia que atravessamos obriga-nos a planear um ano letivo marcado pela incerteza, mas informado pela experiência do terceiro período do ano letivo anterior.
PRIORIDADES
2020.21 PARA AS BIBLIOTECAS ESCOLARES
No ano letivo 2020.21, a Rede de Bibliotecas Escolares continua a desenvolver a sua atividade orientada pelo Quadro Estratégico em vigor e pelos documentos estruturantes por si publicados.
No
contexto atual, o Ministério da Educação emitiu um conjunto de orientações e
medidas excecionais para apoiar a retoma das atividades letivas e não letivas
em condições de segurança, salvaguardando o direito de todos à educação, no ano
letivo de 2020.21.
ESBATER DIFERENÇAS/ CONSOLIDAR APRENDIZAGENS... CONTAR COM A BIBLIOTECA ESCOLAR
Considerando o ano atípico e difícil que se viveu em 2019.20, é necessária uma ação muito sistemática e estruturada para esbater diferenças entre os alunos que participaram regularmente nas atividades promovidas pela escola e os que tiveram maiores dificuldades de contacto e acompanhamento. Urge amparar as crianças e jovens mais frágeis, aqueles que são mais negligenciados ou que pelas suas características específicas têm habitualmente maior dificuldade em responder às solicitações da escola.
Este documento apresenta um conjunto de ações a desenvolver pela biblioteca para garantir uma presença em linha estruturada, coerente e eficaz, tendo como ponto de partida canais existentes ou a criar. A política a definir deverá ser enquadrada num plano de marketing e comunicação da biblioteca que engloba toda a sua estratégia de comunicação e não apenas o que respeita à sua presença digital.
Com este documento, a Rede de Bibliotecas Escolares apresenta
linhas de ação a considerar na implementação e manutenção de um serviço de
referência, presencial e a distância.
A
Estratégia Europa 20201 estabelece os grandes objetivos da União Europeia a
atingir no período 2014-2020. O plano, cujas metas apontam para a melhoria dos
níveis de educação em cada estado membro, suscitou a necessidade de definição,
por parte do Programa Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), de um conjunto de
áreas e linhas prioritárias de intervenção, que lhe permitam orientar a sua
ação e contribuir para a concretização dos objetivos estabelecidos para
Portugal neste domínio.
Diretrizes da IFLA para a biblioteca escolar
O
objetivo das bibliotecas escolares. O objetivo de todas as bibliotecas
escolares é desenvolver alunos letrados em informação que participem responsável
e eticamente na sociedade (Cap. 6:
Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória
O
Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória afirma-se (…) como
documento de referência para a organização de todo o sistema educativo,
contribuindo para a convergência e a articulação das decisões inerentes às
várias dimensões do desenvolvimento curricular. (…) A finalidade é a de
contribuir para a organização e gestão curriculares e, ainda, para a definição
de estratégias, metodologias e procedimentos pedagógico-didáticos a utilizar na
prática letiva.
Modelo de avaliação da biblioteca escolar
A
avaliação das bibliotecas é hoje uma prática consolidada nas escolas, resultado
da aplicação generalizada do Modelo de avaliação da biblioteca escolar, que se
tem vindo a afirmar, nos últimos anos, como um instrumento orientador de boas
práticas e, simultaneamente, indutor de uma cultura de avaliação.
APRENDER COM A BIBLIOTECA ESCOLAR
Referencial de aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário. Para que o ensino das literacias possa ser concretizado de modo eficaz, bibliotecas de diferentes países têm investido na utilização deste tipo de referenciais, tendo por base a necessidade real de integrar no currículo, de uma forma clara e sistemática, o trabalho sobre estas novas competências, alinhando-as com os conteúdos programáticos, as metas curriculares e as atividades inerentes a cada disciplina/. área ou projeto escolar.
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