quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Transformando a educação; Dá Voz às tuas Ideias!



António Guterres, Secretário-Geral da ONU, convocou uma Cimeira da Educação Transformadora (Transforming Education Summit – TES), que teve lugar em Nova Iorque, durante o mês de setembro de 2022. Em causa estava o reconhecimento da importância da educação, que “está na origem de todos os direitos humanos e do desenvolvimento sustentável (17 ODS) e que o desígnio da Agenda 2030 é “não deixar ninguém para trás”.

Aquando do encerramento da Cimeira, a RBE lançou a iniciativa “Transformar a educação: Dá voz às tuas ideias!”, procurando levar os alunos a refletirem sobre o futuro da educação.

Das três linhas temáticas, as bibliotecas escolares (3º ciclo e secundário) do Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda escolheram a primeira: Escolas inclusivas, equitativas, seguras e saudáveis”.  Para preparar o debate, os alunos analisaram os textos que poderão ser consultados em: https://blogue.rbe.mec.pt/onu-cimeira-transformando-a-educacao-2640707.

Seguiu-se o debate em duas turmas do 7º ano e duas do secundário (10º LH4 e 11LH5). Compiladas e enviadas as conclusões, ontem, dia 17, pelas 16h, fomos representadas pela Maria Helena, do 11LH5. A sessão destinava-se apenas aos alunos, embora as professoras bibliotecárias pudessem estar presentes. A mediar o debate esteve Dra. Liliana Martins, da RBE, apoiada pela Dra. Filomena Pedroso.

No debate estiveram presentes as escolas constantes no quadro abaixo:

Cada aluno foi dando as suas opiniões, apresentando, ainda, sugestões que eles mesmos, com os colegas, pudessem pôr em prática.

Das propostas abordadas, salientaria a importância de mudar as metodologias de ensino, a aula invertida, o convite de elementos da comunidade para partilha de testemunhos, a importância de uma verdadeira inclusão quer para os alunos estrangeiros que necessitam de mais horas de Português e tradutores para poderem acompanhar outras aulas. Quanto aos alunos com multideficiência, estes deveriam estar integrados nas turmas com acompanhamento de técnicos especializados. Os temas abordados em cidadania foram amplamente elogiados para a formação do aluno.

Foi, realmente, muito interessante, ouvir estes jovens e constatar que estão conscientes da dificuldade de mudar a educação, enquanto as turmas tiverem 30 alunos, os professores tiverem muitas turmas e não houver estabilidade profissional.

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