sexta-feira, 12 de maio de 2023

6 Steps to Create a Cosy School Climate - Respeito pela diferença

 Escrita criativa

Respeito pela diferença

O objetivo com esta atividade é chamar a atenção para a importância dos valores morais nas nossas vidas e permitir que os jovens adotem e protejam os valores morais.



O projeto iniciava a história e cada elemento foi-a completando. Em aula, este foi um momento para aproveitar para desenvolver a escrita e refletir sobre a temática. Ficam, aqui, alguns textos.


Amigos, apenas aqueles que conhecemos e com quem vivemos

O meu nome é Alice e vou contar-vos como a minha vida ficou num caos com apenas uma fotografia.

            Num dia como outro qualquer, estava na escola a ter aulas, quando a minha melhor amiga me perguntou se eu queria ir a uma festa qualquer da cidade, para desanuviar um bocado. Eu aceitei.

Enquanto estávamos na festa, dois rapazes lindos vieram ter connosco e pediram-nos o nosso Instagram, para nos seguirmos mutuamente. Um dos rapazes começou a conversar comigo, e a conversa até era agradável, agradável até demais.

Fiquei tão iludida e deslumbrada com aquele rapaz que se pode dizer que foi amor à primeira vista. Comecei a falar com ele, todos os dias, durante uma semana, pensei que ele também estaria interessado em mim, até porque… ele pediu-me uma foto muito íntima.

Inicialmente, recusei, mas ele insistiu e acabou por conseguiu o que queria, pois de alguma forma lá me conseguiu convencer.

No dia seguinte, pela manhã, a minha foto estava espalhada pelas redes sociais! Fiquei a tremer, em choque e tão nervosa que fui a correr para a casa de banho para vomitar e chorar. Não fui à escola nesse dia, com vergonha…. Tentei tirar satisfações com o rapaz, mas ele já me tinha bloqueado.

Felizmente, a minha mãe acreditou na minha mentira de eu estar doente para eu faltar às aulas e fiquei agradecida por a minha mãe não ter redes sociais, assim não via a desavergonhada da filha que tinha.

Infelizmente, acabei por ter de lhe contar, pois um homem que eu não conhecia de lado nenhum bateu-me à porta a perguntar se eu fazia serviços, já que a minha foto estava a ser espalhada. Fechei-lhe a porta na cara e chorei e entrei em pânico, pois como eu não saía de casa desde que aquilo acontecera, não compreendia como é que aquele homem que nem da vizinhança era, sabia onde eu morava!

Quando contei à minha mãe, ela abraçou-me e decidimos ir à polícia para apresentar queixa. A polícia tentou apagar, de alguma forma, a existência da minha foto e o rapaz foi levado a tribunal e teve uma pena de prisão de um ano.

Voltei à escola, os olhares estavam em mim e os comentários também, o que não me estava a fazer nada bem psicologicamente, e acabei por ser acompanhada por um psicólogo.

Agora que se passaram meses, as coisas começaram a melhorar, apesar da minha confiança nas pessoas estar ainda um pouco abalada.

Ao partilhar a minha história, espero que tenham aprendido que devem ter cuidado ao partilhar a informação que for com alguém pela internet, devem respeitar os outros e não devem partilhar fotos ou informações de outra pessoa sem o consentimento delas, até porque isso é crime. O que me aconteceu a mim, pode acontecer a vocês e a todos os outros. Tenham cuidado.

Just the ones we live with and know as friends

            My name is Alice, and I'm going to tell you how one snapshot completely changed the course of my life.

             My best friend approached me as I was attending class at school on a routine day and asked if I would want to go to a party in the city to unwind. I agreed.

             Two charming boys approached us during the party and requested our Instagram so they could follow each other around. One of the guys started on a pleasant, perhaps even too pleasant, conversation with me.

I was so overwhelmed and enchanted by that boy that you could say it was love at first sight. I started talking to him, every day, for a week, and I thought that he would also be interested in me, because... he asked me for a very intimate photo.

             At first, I declined, but he persisted and eventually, he got what he wanted, because he somehow managed to convince me there.

              The next day, in the morning, my photo was all over social media! I was trembling, in shock and so nervous that I ran to the bathroom to vomit and cry. I didn't go to school that day, out of shame....

The boy had already blocked me when I tried to talk to him.

             Thankfully, my mother believed my excuse that I was sick and was going to miss school. I was relieved that she didn't have access to social media so she wouldn't know what a shameless daughter she had.

Unfortunately, I had to tell her since an outsider who had come to my door and asked if I offered "services" because my photograph was being shared came by to enquire. I closed the door in his face, cried, and panicked because I couldn't comprehend how the man, who wasn't even from the neighborhood and hadn't left the house since the incident happened, knew where I lived.

My mother gave me a big embrace when I up-to-date her, and we decided to report the incident to the police. The boy was brought to court and given a one-year prison sentence; the Police took some moves to hide the fact that my photo ever existed.

When I went back to school, everyone was staring at me and making comments. This was damaging my psychological well-being, and I eventually met with a psychologist.

After a few months, things have started to improve, though my confidence in people is still somewhat shattered.

Sem comentários:

Enviar um comentário