segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Tráfico de seres humanos


Na passada terça-feira, assisti a uma palestra sobre a temática: “Tráfico de seres humanos”. Além de me ter informado bastante sobre esta sombria atividade, deparei-me com a verdadeira realidade. A realidade de que o mundo é um lugar iluminado já não prevalece tanto na minha memória, mas sim um mundo onde nós- seres humanos- somos tão “valiosos” como uma banal mercadoria.
O tráfico humano tem imensas vertentes nas quais se inclui o trabalho infantil, serviços sexuais, serviços domésticos, escravatura e até mesmo a remoção de órgãos. A tendência destes crimes é para aumentar, globalmente, uma vez que o seu principal objetivo é o lucro, o que me deixa, como espetadora destas atrocidades, completamente abismada. Deixa-me incrédula a forma como a raça humana consegue provocar tanto sofrimento a pessoas que estão em situações frágeis, aproveitando-se justamente disso para cercá-los com sonhos e desejos que não passam de uma ilusão. Não consigo imaginar a dor, a aflição de que homens, mulheres e crianças sentem diariamente, talvez lhes pareça que já não há esperança e por persuasão psicológica dos agressores, estes perdem o sentido de viver, porque no final de contas as vítimas não estão a viver, mas a sobreviver.
O tráfico de seres humanos é um crime desumano de caráter impiedoso e horrendo, referindo que a maioria das pessoas não estão conscientes sobre o assunto e como consequência não existe mudança. Isto adoece almas e mata vagarosamente a mente de quem é vítima e quem está informado sente-se inútil por não conseguir ajudar.
Agradeço por ter visto esta palestra porque finalmente me abriu os olhos sobre a capacidade da Humanidade em praticar o mal e para dar valor à vida que tenho.

                                                                                                    Beatriz Sousa, 10LH3, 2018-2019

Sem comentários:

Enviar um comentário