sábado, 13 de abril de 2019

Entrevista a Carlos Poças Falcão e Torcato Ribeiro


No âmbito do Projeto Individual de Leitura, relativo à Revolução de 25 de abril de 1974, fomos conhecer e entrevistar duas pessoas influentes na cidade de Guimarães que nasceram e cresceram no regime salazarista e que foram personagens intervenientes nas manifestações pré-democracia que ocorreram na nossa cidade.

Torcato Ribeiro e Poças Falcão recordam-se de uma sociedade portuguesa com mentalidades fechadas e movida a medo, recheada de pessoas ignorantes e pouco instruídas. Têm como primeiras memórias um regime duramente autoritário onde até nas escolas havia uma separação entre rapazes e raparigas. Lembram-se de ouvir rádios ilegais que davam notícias clandestinas, por vezes de forma perigosa e, muitas vezes, dentro dos seus carros em plenas noites escuras. Ainda viram pais e amigos a seres presos pela PIDE por serem, simplesmente, opositores ao regime que governava Portugal.

Embora jovens, tinham a perceção da situação social e, aliada à juventude, a vontade de participar em lutas e de serem “valentes revolucionários” era enorme. Movidos pela ânsia de liberdade, pelo querer mudar o mundo (caraterística tão marcante desta fase da vida) e pelo desejo de viverem a sua mocidade em plenitude, relembram a adrenalina que sentiam quando imprimiam panfletos a denunciar a ditadura e distribuíam pela população. Era – como diziam – um dever cívico!
Caraterizam o pós-revolução como um período de paixão, de calor, com todos os sentimentos à flor da pele e declaram que o 25 de Abril é, sem dúvida, uma grande e maravilhosa data da História.

Neste segmento e sabendo como o meu avô aborda este tema, tive uma conversa com ele.
O meu avô, oriundo de uma típica família portuguesa do século XX, habituada à prática da agricultura intensiva, ao lema “trabalhar para comer”, às mentalidades fechadas dos seus progenitores pouco propícios a novos horizontes – que embora analfabetos, fizeram de tudo para proporcionar o melhor aos seus onze filhos e a muitos outros que foram acolhendo pela vida fora – tinha 27 anos, já casado e com um filho com paralisia cerebral quando se dá a Revolução de 25 de Abril.
O pai da minha mãe recorda a sua infância como uma vida simples e feliz dentro daquilo que conhecia. Lembra-se de correr a pé com um carro puxado a bois todas as ruas da sua aldeia e da sua cidade, lembra-se de brincar nas vielas sempre sem qualquer tipo de restrição, apenas com a autoridade parental. “Fazia aquilo que queria sem me ser proibido nada”, “nem eu nem a minha família tivemos qualquer problema com o regime, pois estávamos sempre na nossa vidinha”. Sem qualquer ambição, viveu uma vida meramente terrena, comparada ao fervor revolucionário de Torcato Ribeiro e Poças Falcão.
O meu avô diz, seguramente, que “o que fazia falta nos dias de hoje era um Salazar para trazer de novo ordem a este nosso Portugal”. No entanto, tem a plena noção de que, embora fossem “comboios de barras de ouro” a chegar a Portugal, as pessoas viviam miseravelmente e que havia, de facto, um atraso a nível social. Refere ainda que muito foi feito em relação ao desenvolvimento do país e reconhece que, embora Salazar fosse uma pessoa que hoje faria falta, estamos melhores sem a sua opressão.
                                                                                      Teresa Cunha, 11LH5, 2018-2019

Conhecido de norte a sul do país, marcado pelas suas mudanças bastante significativas e pintado de liberdade, assim é caracterizado o 25 de abril de 1974, a data que modificou a nossa história, o nosso Portugal. Testemunhos de dois homens e duas mulheres, antes adolescentes e agora adultos completos retratam o seu 25 de abril de 1974, numa viagem de regresso ao passado.
“Sociedade do medo”, “Ignorantes” assim carateriza, Poças Falcão e Torcato Ribeiro, a população portuguesa antes da Revolução dos Cravos. Estes dois homens, antigos estudantes do Liceu de Guimarães e da Escola Industrial de Guimarães, atualmente Escola Secundária Martins Sarmento e Escola Francisco de Holanda, respetivamente, relatam a separação entre as mulheres e os homens nesse espaço e a sua luta para pôr um ponto final nesta situação. Ambos tinha uma perceção do que acontecia na cidade e no resto do país e participavam em movimentos, lutas, manifestações, iniciativas pela liberdade, democracia e para o convívio entre os homens e as mulheres. Estas revoltas deram frutos, como, por exemplo, a existência de apenas uma sala de convívio entre homens e mulheres na fábrica, sendo aos olhos destes uma grande vitória.
Para além destes factos, a emigração era bastante presente devido às dificuldades económicas, segundo Ana Maria de Azevedo Pereira que relata que diversos portugueses, como o seu marido Joaquim Martins Ferreira, “iam a monte”, ou seja, passavam o rio de Portugal para a Espanha com um passador, designação atribuída à pessoa que “levava” clandestinamente os portugueses para outro país, como um familiar seu.
Também a guerra colonial teve a sua marca violenta, pois era vista como “perigo de morte” deixando traumas em quem participasse na mesma, segundo Poças Falcão e Torcato Ribeiro. Como despedida dos participantes desta guerra e como a probabilidade de sobrevivência era pouca realizava-se o Desfile de Concertinas como forma de despedida. 
Todos estes fatores contribuíram fortemente para a revolução que deu oportunidade aos portugueses de terem liberdade de expressão, facto que foi mencionado por todos os entrevistados, já que antes do 25 de abril de 1974 caso um indivíduo mostrasse a sua oposição face ao partido ou alguém do regime era-lhe retirado os seus estudos, perdia o emprego ou era preso, sendo que segundo alguns relatos que a entrevistada Ana de Azevedo ouvia na prisão do Tejo, em Lisboa, muitos prisioneiros eram afogados no rio Tejo.
Todavia, Maria de Assunção revela que “O 25 de abril foi bom, mas precisamos de outro!”, uma vez que as injustiças, abandonos e as desigualdades sociais, a corrupção, a má aplicação dos direitos políticos, a falta de respeito e a violência abrangeu Portugal depois do 25 de abril de 1974 até aos dias de hoje, afirmação que é compartilhada pelos restantes entrevistados.  

                                                                                Cláudia Costa, 11LH5, 2018-2019



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